Clique nas imagens para ampliar
Redutor de velocidade é um dispositivo utilizado para se obter grandes reduções de transmissões sem recorrer a engrenagens de grandes diâmetros ou motora de poucos dentes. Classificados em: redutor de coroa e rosca sem fim, redutores de engrenagens paralelos ou cônicos. O redutor de velocidade pode assumir diferentes formas, com diferente fixação.
PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UM REDUTOR DE VELOCIDADE
Eixos: são usinados de aço médio carbono temperado e revenido para a dureza especificada.
Engrenagens: são rodas dentadas com módulos padronizados por normas. Fabricadas em aço liga temperada com óleo e revenida. Tem formato cilíndrico de dentes retos, helicoidal ou cônico (pinhão).
Rolamentos: podem ser radiais, axiais ou cônicos e servem para diminuir o atrito dos eixos ao serem girados.
Retentores: servem para vedar o óleo da caixa e evitar que agentes externos possam infiltrar e provocar contaminação.
Carcaça: Fabricada normalmente de aço de baixo carbono ou ferro fundido, podendo ser bipartida ou apenas com abertura nas tampas dos mancais.
Tampa de Inspeçao: facilita a desmontagem para inspeçao e ou troca de componentes.
Niveis de Oleo: servem para acompanhar a quantidade de óleo lubrificante dentro da caixa condição essencial para a vida útil do redutor de velocidade.
Respiro: quando o redutor esta em funcionamento ocorre o aquecimento interno. Devido este aquecimento há dilatação interna, por isto existe a necessidade da saída ou entrada de ar do redutor de velocidade.
QUAIS AS INFORMAÇOES BASICAS PARA SELEÇÃO DE UM REDUTOR DE VELOCIDADE?
Para uma solução adequada do redutor é importante conhecer algumas informações:
- 1 Tipo de maquina movida;
2 – Tipo de máquina motora (rotação do motor);
3 – Potencia efetiva requerida pela maquina movida;
4 – Rotação de entrada;
5 – Rotação de saída;
6 – Regime de Trabalho;
7 – Relaçao de Redução;
8 – Torque;
9 – Tipo de eixo de entrada e saída, maciço ou vazado;
10 – Posição da entrada ou saída dos eixos concêntricos, paralelos ou perpendiculares, tanto na horizontal como na vertical;
11 – Potencia do Motor;
COMO PROLONGAR A VIDA ÚTIL DE UM REDUTOR DE VELOCIDADE?
Para prolongar a vida útil de um redutor de velocidade deve-se: verificar o nível do óleo, o equipamento deve sempre estar bem alinhado a um outro eixo unidos por um acoplamento, para absorver choques e compensar os desalinhamentos entre os eixos.
Para saber mais sobre Redutor de velocidade
Ligue para 16 3660-6800 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!